Mulher deitada

10 sinais de um equilíbrio ruim entre vida pessoal e profissional

O termo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal está muito na moda, mas o que realmente se esconde por trás desse anglicismo? Com este artigo, não queremos apenas esclarecer o que significa esse equilíbrio, mas também quais são as consequências se você não tiver esse equilíbrio. Quais são os sinais e o que você pode fazer a respeito?

Definição: o que significa equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

“Trabalho” significa “trabalho” e “Vida” significa “vida”. O equilíbrio entre os dois significa o equilíbrio entre sua vida privada e profissional.

O que significa esse equilíbrio?

Especialistas afirmam que, quando trabalho e vida privada estão em equilíbrio, a qualidade de vida é boa. A rigor, esse equilíbrio significa que nem o trabalho nem a vida privada devem ser negligenciados. No entanto, isso não depende do momento exato, mas se a relação entre os dois está equilibrada.

Tudo depende da atitude

A impressão de equilíbrio, infelizmente, é sempre subjetiva e isso também se deve ao fato de que cada pessoa tem preferências diferentes. Se você só faz o seu trabalho para que o aluguel entre e haja algo para comer sobre a mesa, já vai achar que a viagem matinal é puro estresse. No entanto, se gosta de trabalhar, começa cada dia cheio de vigor e acha quase lamentável quando tem permissão para ir para casa à noite. Você pode achar pior limpar seu apartamento, lavar roupa ou cozinhar para isso.

Dificuldades de equilíbrio – as consequências

Vários são os fatores que afetam sua qualidade de vida e o equilíbrio necessário. Isso também depende em parte de seus sentimentos pessoais. No entanto, os principais motivos são:

  • disponibilidade constante hoje muito elogiada, mas infelizmente contraproducente ,
  • alto fator de estresse causado pela carga de trabalho, grande responsabilidade e a alta pressão para o sucesso.
  • ou por meio de uma sobrecarga técnica ou organizacional adicional devido a tarefas inadequadas.

Tudo isso acontece repetidamente no curto prazo, é assim que você precisa ser flexível no trabalho. Se a pressão persistir, no entanto, pode causar graves problemas de saúde, desde exaustão até ataque cardíaco . Se sua vida privada for negligenciada, o isolamento social ou o comprometimento de seu relacionamento devem ser temidos.

Somente quando ambas as áreas da vida recebem a atenção necessária você se sente equilibrado, feliz e satisfeito!

10 sinais de que você tem um equilíbrio ruim entre vida pessoal e profissional

Portanto, é extremamente importante que você reconheça os sinais em tempo hábil e tome contra-medidas rapidamente. De acordo com as estimativas da OMS, a depressão será a doença mais estressante para nós em 2030!

Então, como você sabe que está fora de sintonia? Seu nível de estresse consiste em seu estresse emocional, psicológico e físico, que vem em parte de fora e em parte causado por sua própria atitude. Embora cada um de nós os observe em uma ordem diferente, os seguintes 10 sinais em particular são comuns:

1. Você está mais esquecido do que o normal

Para onde foram as chaves do carro? Eu tenho meu celular conectado? E onde estão meus óculos de sol? A falta de concentração sempre pode acontecer quando você tem muitas coisas em sua mente. Portanto, o esquecimento cada vez mais comum muitas vezes não recebe muita atenção. No entanto, esses podem ser os primeiros sinais de que sua vida está fora de sintonia.

2. Você fica rapidamente sobrecarregado

O telefone toca e ao mesmo tempo entra um colega ou o patrão com os documentos nas mãos? Agora aparece um e-mail que precisa ser processado imediatamente? Nenhum problema para uma pessoa equilibrada. Para quem está em risco e já desequilibrado, mas sim. Você já está sobrecarregado. Se ficar cada vez mais difícil definir prioridades e manter a calma, então algo está errado!

3. Você tem crescentes problemas de saúde

Você tem um resfriado constante e leva alguma gripe com você? Isso é um sinal de que seu sistema imunológico não está mais funcionando bem. E isso, por sua vez, é devido ao seu estresse. Se você fica doente com mais frequência do que saudável, precisa descansar com urgência e precisa dar um passo para trás!

4. Seu desempenho no trabalho está se deteriorando

Você não consegue se concentrar e se sente imediatamente sobrecarregado quando duas coisas estão pendentes ao mesmo tempo? Ao mesmo tempo, você também pode se sentir mal porque está com tosse e coriza pela terceira vez em um quarto do ano … então, seu desempenho no trabalho será automaticamente ruim. E não só seus colegas percebem isso, mas também seu chefe.

5. Você sente cada vez mais pressão

Se você ainda vier trabalhar, apesar das deficiências que mencionamos no ponto 4, a pressão para ter um bom desempenho é muito maior porque você tem que lutar contra todas essas coisas a fim de conseguir que algo seja feito. Isso drena enormemente suas forças e o manterá ocupado mesmo depois do trabalho. Você pode até mesmo levar a pressão para casa ou dormir com você.

6. Você tem problemas para dormir

Sono é uma boa palavra-chave. Se você cair na cama exausto à noite, pode não conseguir dormir porque muitas coisas estão em sua mente. No entanto, sem dormir, seu corpo não pode se regenerar, o que só piora o cansaço. E na maioria das vezes, se você cair em um breve estado de crepúsculo, também terá pesadelos.

7. Você se tortura para sair da cama pela manhã

O círculo vicioso continua. Porque se você não consegue nem dormir, você não se sente bem de manhã para começar no dia seguinte. O cansaço excessivo parece uma ressaca após uma noite de festa. E neste estado você não tem desejo aumentado e dificilmente a capacidade de se levantar da cama.

8. Você não quer se socializar

Fraco, sem sono, doentio, tudo isso o deixa irritado e mal-humorado. Cada som é demais para você. Não há muito que você possa fazer durante o dia, você tem que aturar clientes, colegas e supervisores, mas todos eles o distraem e não relaxam. À noite, você não tem vontade de se encontrar com outras pessoas. Mais pessoas ao seu redor Isso foi demais para você durante o dia. Portanto, você se retira mais e mais.

9. Você se sente impotente e exausto

Com todas as coisas mencionadas que já vieram junto com você, você se sente completamente esgotado. Você não está apenas fisicamente, mas também mentalmente exausto. Você não pode e não quer mais. Muitas pessoas sofrem de depressão severa aqui.

10. Você sente que tudo é inútil

A luta constante para manter tudo funcionando no trabalho e na vida pessoal, quando a situação geral é cada vez mais insuportável, é exaustiva. No final, geralmente surge o pensamento de que tudo isso é inútil. Agora, em casos extremos, a depressão e o esgotamento podem adicionar pensamentos suicidas.

Para evitar isso, é importante que você preste muita atenção a si mesmo e mude de ideia na hora certa!

5 dicas e exercícios para um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Todos os afetados estão em um nível diferente e têm sintomas mais ou menos reconhecidos. Portanto, dicas diferentes ajudam a todos. Compilamos os mais importantes aqui.

1. Uma análise – qual é o seu equilíbrio pessoal?

Em primeiro lugar, esteja ciente de que o único “segredo” do equilíbrio é encontrar a combinação certa de trabalho e vida privada. E isso é subjetivo. É importante que você não considere apenas o trabalho e sua casa em seus planos, mas também seus amigos e seu ambiente social, bem como você e seus desejos e sonhos. Essas quatro áreas assumem para você uma importância avaliada de forma diferente, que você deve avaliar e para a qual deve dividir sua atenção.

Personalidades importantes conseguem, por exemplo, não forçar suas conquistas e suas carreiras à custa da família ou de seu relacionamento. Em vez disso, eles se dedicam ao trabalho de sua vida e extraem sua força de seus amigos ou de seu relacionamento. Portanto, seja autêntico e vincule todas as áreas que são importantes para você de acordo com seu valor.

2. Gerenciamento de tempo perfeito

Depois de entender o que as coisas são importantes para você, será necessário incorporá-las em sua programação diária. Existem vários métodos recomendados para fazer isso e depende se você está trabalhando com uma lista de tarefas, um calendário ou um método específico de gerenciamento de tempo . É importante apenas minimizar grandes perdas de tempo, como horas extras.

Pergunte-se também se gostaria de mudar de emprego para ter mais entusiasmo pela vida. Isso também significa que você não se permite ser constantemente distraído (por exemplo, seu smartphone) e que seus compromissos profissionais e particulares são distribuídos uniformemente. O trabalho nem sempre deve ter prioridade!

3. Tempo para você

Não se negligencie como pessoa. Você não precisa apenas compartilhar seu tempo com os outros, você precisa se dar tempo para relaxar. E se você apenas relaxar e ler um livro ou jogar um jogo de computador. Tudo é permitido que você goste e que desestressa você.

4. O papel do exercício e da dieta

O esporte parece uma obrigação e geralmente é difícil de encaixar em uma agenda lotada. Quem não é atlético não dá importância a dedicar um tempo ao ginásio, apesar de todo o estresse. Mas o fato é que seu equilíbrio saudável não deve incluir apenas relaxamento, mas também exercícios e nutrição saudáveis ​​para neutralizar os problemas negativos de saúde.

Você não tem que assinar um contrato anual na academia, é o suficiente se você sair para uma caminhada ou talvez correr regularmente. Porque as endorfinas liberadas durante o exercício reduzem o estresse com sucesso. Alimentos pouco saudáveis ​​e gordurosos, os famosos lanches entre as refeições, que você come brevemente entre duas consultas estressantes, também são contraproducentes. Portanto, é importante que você também tenha uma dieta saudável para não sobrecarregar seu corpo com gordura e sal adicionais.

5. Estresse de lazer

Com tudo isto, não se esqueça de encontrar amigos e conhecidos que poderá incorporar nos seus hobbies ou no seu programa desportivo. No entanto, é importante encontrar um meio saudável. Se você se encontrar com amigos todas as noites, isso pode levar ao fenômeno do estresse do lazer e você ainda não ganhou nada.

Para manter seus contatos sociais, você não pode apenas encontrar-se com amigos, mas também ligar ou escrever para eles. E se você quiser sair à noite, é só reunir alguns amigos. Assim, ninguém é negligenciado e você não precisa marcar consultas individuais demoradas.

Por que os empregadores devem levar a sério o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Não é só você que precisa se certificar de que reconhece os sinais de alerta. Se você é um empregador, definitivamente deve prestar atenção a isso com seus funcionários. Para proteger seus funcionários do excesso de trabalho e doenças, que é seu dever como empregador, mas também para o bem da sua empresa, você deve tomar medidas para que seus funcionários se sintam confortáveis.

Está comprovado que colaboradores satisfeitos que podem também cuidar da família ou da vida privada estão mais satisfeitos e, portanto, mais equilibrados e, assim, contribuem significativamente para a produtividade da empresa! Eles são mais concentrados, mais motivados, mais gentis e menos doentes. Isso significa que permanecem mais tempo na empresa, pois não precisam se aposentar antecipadamente por motivos de saúde.

O que os empregadores podem fazer?

Medidas como horário flexível ou meio-período , bem como a opção de trabalhar em casa, são úteis . Mas as ofertas de cuidados médicos preventivos, comida de cantina saudável ou apoio com creches também são de grande ajuda. Talvez você também possa oferecer atividades e excursões conjuntas com as famílias? Certamente nem todas as medidas são viáveis ​​em todas as empresas, mas quanto mais você, como empregador, tenta apoiar seus funcionários, mais a empresa se beneficia.

Dica!

Não apenas as medidas acima irão ajudá-lo a que seus funcionários fiquem mais satisfeitos. Seu estilo de liderança também desempenha um papel importante. Você pode encontrar todas as informações importantes no artigo “Estilo de liderança ideal” .

Conclusão

Você pode gerenciar melhor o ato de equilíbrio entre as muitas áreas da vida se lutar por um bom equilíbrio desde o início. No entanto, o mais tardar quando notar os primeiros sinais de desequilíbrio, você deve agir.

A socióloga Tracy Brower, por exemplo, sugere que não se busque um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, porque isso influencia nosso pensamento e ações e sugere que algo pode estar errado com isso. Também precisamos de mais do que apenas equilíbrio na vida. Cada área da vida simplesmente requer mais atenção do que a outra em determinados momentos. Ela recomenda abordar o trabalho e o lazer com uma atitude positiva. Isso aumenta a probabilidade de que ambos dêem certo em sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *