Como controlar sua raiva no ambiente de trabalho

Perder o autocontrole e expressar a raiva, mesmo que seja justificado, está longe da experiência, o que muitas vezes nos traz mais dificuldades do que soluções. Você tem uma grande admiração por pessoas que demonstram autocontrole. 

Mas nunca se esqueça do ser humano quem quer que esteja lutando com suas emoções: alegria, raiva, tristeza, ressentimento, ciúme … A raiva traduz uma emoção intensa, e quando se trata da mostarda no nariz, várias soluções disponíveis para nós. 

Exploda ou domine a si mesmo. Culpe os outros ou assuma a responsabilidade por isso. Aprender a controlar sua raiva não é uma tarefa fácil. É talvez o reflexo da sua personalidade e da sua imagem, confronta os seus limites com os dos seus colaboradores.

A raiva ainda é considerada prejudicial, embora o sentimento seja um estado normal que pode responder a um tratamento desrespeitoso, injustiça, provocação, irritabilidade ou ameaça. O campo lexical da raiva se refere à violência, ao ressentimento. 

É um sentimento percebido como prejudicial no ambiente pessoal, mas também nos negócios. Se algumas pessoas pensam que gritar mais alto do que outras lhes dá respeito, controlar sua raiva é uma das qualidades que todo gerente deve adquirir. Autocontrole.
Aqui estão dez dicas para entender e gerenciar melhor sua raiva.

1. Encontre a fonte de sua raiva

A raiva é apenas uma reação aparente a um problema que está acontecendo abaixo. A ponta do iceberg para aqueles ao seu redor. Mas você ! Você está ciente disso. Quando você sentir que está perdendo a paciência, faça um balanço do que está acontecendo dentro de você. Além disso, muitas vezes os sinais não enganam. Já, ao ver seu parceiro entrar no escritório, você sabe que tudo o que ele tem a dizer a você, você terá uma reação exagerada. 

Antes de qualquer incidente, concentre-se novamente em suas próprias emoções e aprenda a discernir de onde vem essa pequena chama que está mordiscando seu peito. Refere-se a um evento específico? Um acúmulo de pequenas conchas do dia? Um desacordo duradouro com um funcionário? Um problema pessoal? Ao levar em consideração o que está acontecendo em você e as causas de suas emoções,

2. Dê um passo para trás na escrita

Se você tiver preocupações com um funcionário específico e precisar se encontrar com ele para falar sobre isso pessoalmente, escreva sua mensagem. Se você precisar reformular seus funcionários durante uma reunião, prepare seu discurso com antecedência. 

Na verdade, não é aconselhável reagir com “calor”, e a raiva pode ter um efeito contraproducente, pois torna as mensagens pouco claras e aquece os espíritos. Antes de qualquer altercação que você saiba que é iminente, considere cada uma de suas respostas e você poderá qualificar seus comentários. Sua equipe apreciará se você mostrar sua sabedoria em relação a eles sem abusar de sua posição de “chefe”.

3. Coloque-se no lugar do outro

Quando uma má notícia chega e desperta uma raiva difícil de controlar. O que fazer ? Antes de expô-lo publicamente no escritório, no entanto, dê a si mesmo meio segundo para pensar se a pessoa à sua frente é realmente o destinatário principal ou se é apenas um simples intermediário.
No caso de ser um funcionário que venha até você para explicar seus problemas, reserve cinco segundos para se colocar no lugar dele, antes de subir na sua cara. 

Analise também a situação reformulando com suas próprias palavras o que seu interlocutor acaba de lhe explicar. Sob a influência da raiva, mal-entendidos podem se misturar com as palavras trocadas e levantar a mostarda. Você também pode neutralizar a situação venenosa antes que seja tarde demais.

4. Comunique-se sobre seus limites

Algumas pessoas são mestres do passado na arte da “atitude zen” até o momento em que…. Badaboum. Tudo se desintegra em algumas palavras azedas, pronunciadas com veneno e servidas por decibéis sobrenaturais. O somatório de frustrações e conflitos acumulados só surge tarde, deixando seus colaboradores estupefatos.

Se for esse o seu caso, você deve aprender a mudar sua estratégia. Enterrar tudo dentro de você não é uma boa ideia. Você precisa mostrar seus limites para aqueles ao seu redor, para que possam entender quando as coisas o irritam. Eles compreenderão seu caráter com muito mais facilidade. Ter limites é humano. 

Devem ser solicitados a garantir um melhor entendimento de cada membro e respeito mútuo. Seus contatos devem ser avisados ​​do que o está incomodando. É uma prova de coragem e maturidade como gestor expor os problemas e não acumulá-los.

5. Assuma a responsabilidade pela situação.

Você entra em conflito com um de seus colaboradores . Não tente acusá-lo de nenhuma outra forma e não o critique diretamente. Em vez disso, use o pronome pessoal “eu” ao explicar sua posição, o que o move, o perturba e agora T te dá nos nervos. Frases como “Estou irritado com o manuseio deste arquivo” prevalecem sobre “Você é incapaz”. A raiva não explica tudo e não dá todos os direitos. Apesar de sua exasperação, você deve aprender a controlar as palavras que usa.

6. Libere a pressão.

Tarde demais ! Você acabou de expor suas quatro verdades aos seus colaboradores com um certo – como dizer? – antipatia. Agora, tome um tempo para sair para respirar e fazer uma pausa. Alguns minutos caminhando fora do escritório permitirão que você recue física e psicologicamente e libere a pressão. Se, durante esse breve intervalo, você descobrir que pode estar errado ao responder de forma tão direta ao ofensor, não apenas arranhe a superfície ao se desculpar.

7. Evite procurar bodes expiatórios.

Você está chateado. Muito aborrecido. Você sente vontade de falar com alguém sobre isso. É uma boa escolha se a pessoa à sua frente for receptiva e calma. Por outro lado, uma raiva momentânea corre o risco de espalhar petróleo se for alimentada por comentários que não têm valor construtivo, exceto o de adicionar camada sobre camada. 

Como gerente, aprenda a se cercar de pessoas sinceras e positivas que podem aconselhá-lo sobre o procedimento a seguir. Acima de tudo, evite transformar seus funcionários em receptáculos de seu humor negativo, compartilhando com eles seus problemas com outras pessoas da equipe. Isso apenas alimentaria uma situação de tensão.

8. Cerque-se de pensamentos positivos.

Se você é por natureza muito suscetível a irritações e acessos de raiva, considere fazer memorandos em lugares visíveis (seu computador, a mesa em que estava trabalhando, a parede mais próxima …). Essas notas podem conter dicas que o colocarão em ordem, como “Mantenha a calma”, citações positivas e otimistas ou desenhos que o fazem sorrir. Essas doses de reforço são pequenos gestos que podem ajudá-lo a controlar o excesso de raiva no dia a dia.

9. Aprenda a se controlar.

No caso de, apesar de todos os melhores esforços do mundo, você não conseguir controlar suas emoções, você terá que fazer a escolha de procurar ajuda profissional. Os treinadores estão à sua disposição para ensiná-lo a desarmar essas pequenas bombas em você que podem em alguns casos custar-lhe uma posição, uma promoção ou um valioso colaborador.

10. Assuma a responsabilidade.

Todos esses conselhos podem ser resumidos neste último. Você não deve culpar outra pessoa, o destino ou a sua natureza por sua raiva. Como proprietário de uma empresa, você é responsável – e responsável por sua raiva. Manter a calma, a paciência e o autocontrole são qualidades reconhecidas que valorizam um bom gerente.

Controle a raiva: dicas e medidas

É o bastante! Em algum ponto acabou! Pare com isso! Não posso trabalhar assim !!! ” – provavelmente todos já passaram por fases como esta. O suco gástrico ferve, a nitroglicerina nas veias, o coração bate até o pescoço, o sangue bate a mil graus – um verdadeiro acesso de raiva é iminente.

Você quer gritar toda a sua raiva agora . Como você pode manter a cabeça fria em um momento assim?

Difícil. Especialmente porque a raiva é como um iceberg (veja o gráfico). 

Os sentimentos são, em última análise, uma questão de tomada de decisão : o que você se permite ser, mas ainda mais como você reage a isso, é sua escolha.

Na verdade, a raiva pode ser controlada. Não precisamos deixar nossas erupções emocionais nos levarem embora. Uma cabeça fria e clara – é uma questão de vontade de agir e de treinar. Wutkontrolle ou controle da raiva significa isso no jargão técnico.

Como um lembrete, isso não significa engolir. Em vez disso, trata-se de experimentar, canalizar e processar conscientemente os sentimentos.

Praticar. Como eu disse, o controle da raiva continua sendo uma questão de treinamento . Portanto, trabalhe consigo mesmo e continue tentando controlar sua raiva.Você pode não ter sucesso todas as vezes, mas com certeza irá melhorar com o tempo. A prática leva à perfeição e as repetições têm um impacto de longo prazo no comportamento, mesmo quando controlando as próprias emoções.Falar sozinhoPor um lado , os cientistas determinaram que falar sozinho pode aumentar enormemente o próprio desempenho , esconder distrações e ruídos de fundo e ajudar a resolver problemas de maneira mais rápida e melhor.Por outro lado, reduzem o estresse, reduzem a agressividade e garantem uma visão mais diferenciada e com mais clareza de mente. 

O psicólogo americano Thomas Brinthaupt provou isso em suas investigações.Musica e barulhosA música transmite emoções fortes – e pode amortecê-las e reforçá-las. Com sons animados ou esféricos, jazz calmo, música lounge ou canções antigas com as quais você pode se lembrar de momentos felizes, você pode dissipar rapidamente o mau humor, o estresse ou a raiva.Alguns ruídos também funcionam como música. A natureza produz inúmeros sons, ritmos e tons que dissipam as preocupações, nos acalmam e nos fazem sonhar. Por exemplo, o ruído de fundo em uma floresta pela manhã .

Fatos e estudos: o que a ciência sabe sobre a raiva

Todo mundo conhece a raiva. Tanto consigo mesmo como com os outros. No entanto, muitas vezes não nos preocupamos mais com isso, mas deixamos a raiva se dissipar e esperamos não ter que nos preocupar mais em breve.

Os pesquisadores estão chegando ao fundo do assunto – e obtiveram alguns insights notáveis ​​sobre a raiva que não queremos ocultar de você:

Os homens se beneficiam da raiva, as mulheres nãoA raiva é boa – mas apenas para os homens. Por exemplo, psicólogos americanos descobriram que os homens que expressam sua raiva no trabalho são considerados competentes , enquanto as mulheres são avaliadas apenas como emocionais .Para o experimento, os cientistas mostraram aos seus participantes vídeos de entrevistas de emprego, após as quais eles foram convidados a avaliar os candidatos. No filme, os atores descrevem se reagem com tristeza ou raiva quando não conseguem fechar um negócio.O ponto crucial: se os candidatos do sexo masculino mostraram raiva, eles foram julgados pelas pessoas do teste como competentes e fortes em liderança . Com as mulheres acontecia exatamente o contrário: elas eram então consideradas emocionais , inconstantes e inadequadas para tarefas de gerenciamento . Mas: Se as mulheres mencionassem o motivo de sua raiva ao mesmo tempo, por exemplo, que estavam sendo ofertadas injustamente por um colega, sua reputação seria significativamente menos afetada.

A raiva influencia nossas decisõesDan Ariely é um dos psicólogos comportamentais mais renomados do mundo. Ele examina repetidamente como os afetos influenciam nosso comportamento ou nossas decisões . Ele descobriu como sentimentos negativos como a raiva afetam nossas escolhas.Por meio de clipes de filme, ele fez os sujeitos do teste se sentirem diferentes: uma vez foi raiva e raiva, no segundo grupo foram emoções positivas e felizes que não tinham nada a ver com raiva. Os cientistas então jogaram o chamado jogo do ultimato com os participantes .

Resultado: qualquer pessoa que tenha entrado em contato com a raiva antes, com mais frequência recusou ofertas injustas e reagiu com sensibilidade a ofertas moderadamente injustas. A descoberta realmente surpreendente, no entanto, tornou-se aparente quando o jogo foi repetido: apesar da longa pausa, as cobaias furiosas continuaram a recusar muitas ofertas. Eles permaneceram presos em suas emoções e experiências anteriores .

Dosada corretamente, a raiva pode aumentar a reputaçãoNo curto prazo, bufar de raiva pode aumentar a chance de aumentar a reputação de outras pessoas e de ser admirado, apoiado, eleito ou mesmo promovido por elas. Ainda mais: se você bate na mesa de vez em quando, geralmente consegue o que deseja.Isso é o que psicólogos sociais da Universidade Estadual de Iowa descobriram. O bem avaliado teste de raiva prova energia, assertividade e força . E pega os outros de surpresa, forçando-os na defensiva.Isso é confirmado por sua colega Lara Z. Tiedens, da Universidade de Stanford. Ela conduziu um estudo sobre isso e examinou as reações a diferentes expressões faciais. Resultado: as pessoas que parecem tristes são classificadas como amigáveis , mas também são consideradas fracas. “Qualquer pessoa que se irrite com isso parece forte e inteligente”, escreve Tiedens. Os alunos até concederam a essas pessoas um senso de justiça mais pronunciado e a capacidade de resolver suas coisas.

Esta é a maneira certa de responder à raiva de outra pessoa

Um colega está de mau humor e desconta em você; um cliente está insatisfeito e expõe sua raiva ou o chefe está chateado com um erro – isso também acontece repetidamente no trabalho. Esta é uma situação desconfortável para quem grita.

Mas como você reage à explosão de raiva?

Gritar de volta parece uma oportunidade tentadora, mas não é muito eficaz . Mais importante: como você consegue manter a calma quando a outra pessoa grita e insulta você?

Jens Blechert, da Universidade de Stanford, dá dois conselhos básicos :

  • Suponha que a outra pessoa esteja tendo um dia ruim.
  • Não relate a explosão e o que está sendo dito a você.

Em outras palavras, não leve a rajada de vento do bugio para o lado pessoal e seja compassivo. A capacidade de passar para o nível meta e reavaliar as emoções dos outros é a chave para ser legal . Ou como diz Blechert:

Quem treina essa reavaliação de emoções e se dá conta, por exemplo, de que o chefe fica de mau humor de vez em quando, pode ir a uma reunião enquanto o chefe está furioso e boquiaberto – e ficar completamente calmo.

Mas e se você tiver pessoas em sua equipe que são facilmente irritáveis, ou seja, que trabalham com pessoas coléricas?

Dicas para lidar com a raiva no ambiente:

  • Não reaja emocionalmenteA explosão de raiva de sua contraparte pode ser completamente injustificada e deixa você com raiva quando gritam com você. Mas se você mesmo reagir emocionalmente, isso só piorará a situação. Não deixe que o grito o provoque também. Mesmo que seja difícil em tal situação, respire fundo e não responda nada por enquanto.
  • Não tente aplacarSob nenhuma circunstância você deve tentar se acalmar. Com afirmações como “Agora acalme-se um pouco” ou “Isso é meio selvagem” , você apenas visa o oposto. Você também incita sua contraparte. Atualmente não está acessível para argumentos razoáveis. Em sua opinião, sua raiva é bem fundada.
  • Não interrompa o outroAntes que você possa descrever seu ponto de vista e a outra pessoa esteja pronta para ouvi- lo , ela deve primeiro desabafar. Deixe-o terminar – e depois espere um pouco mais até responder. Isso diminui o ritmo e diminui a pressão.
  • Ignorar ataquesSim, você leu certo. É um sinal de maturidade emocional e grandeza se você não responder a todos os desafios. Muitos aborrecimentos podem ser eliminados simplesmente permanecendo surdo de um ouvido. Isso impedirá que você mesmo fique com raiva.
  • Deixe a situação irObserve que o conflito aumentou e você não pode falar com sua contraparte no momento e que sua raiva também está crescendo lentamente em você, caso se distancie. Ambos os lados agora precisam de algum tempo para se acalmar. Então a conversa pode continuar.
  • Compartilhe seus sentimentosSe você estiver trabalhando com alguém que é regularmente exposto a explosões de raiva, deve abordá-lo a respeito. Peça-lhes uma entrevista e explique como você e outras pessoas estão sofrendo com esse comportamento. No entanto, seja respeitoso e não tente empurrar o outro para uma posição defensiva. Muitas vezes, as pessoas coléricas nem percebem como o seu comportamento está prejudicando a relação de trabalho e influenciando negativamente o clima.
  • Envolva outras pessoasSe você tem a impressão de que não consegue mais lidar com a situação sozinho, deve consultar outras pessoas. Por exemplo, se todos os seus esforços falharem com um cliente, você pode pedir ajuda ao seu chefe ou outros colegas.
  • Aborde com humorSe a outra pessoa ficar chateada com alguma coisa, informe-a sobre a comédia da situação. Com uma gargalhada , a situação pode ser desarmada e então a raiva vai embora. Gelotologistas, ou seja, cientistas que pesquisam o riso (grego: gelos), descobriram: O riso alivia o estresse, fortalece o sistema imunológico e melhora o humor porque o corpo libera mais hormônios da felicidade. Mas, acima de tudo, constrói relações sociais e as mantém unidas.

3 mitos sobre a raiva em que você não deveria acreditar

Todos têm suas próprias opiniões sobre a raiva, dependendo das experiências que tiveram com ela na vida – com a sua própria e com a raiva dos outros.

Entre todas essas opiniões, entretanto, existem alguns pontos de vista e pontos de vista que, embora generalizados, estão longe de ser verdade. Vamos dissipar três mitos sobre a raiva nos quais você não deveria acreditar.

  • Raiva é uma emoção ruimÉ difícil classificar uma emoção como boa ou má . A raiva costuma ser vista de forma negativa porque geralmente faz você se sentir desconfortável. No entanto, deduzir disso que a raiva é fundamentalmente ruim vai longe demais.Se tratada corretamente, a raiva também pode ter lados positivos . Você aprenderá onde estão seus limites, o que é importante para você e o que você está pronto para fazer por isso. A raiva também pode ser um fator importante para motivar as pessoas a enfrentar ou mudar as coisas.
  • Homens são mais zangados que mulheres Pode parecer assim para muitos, mas estudos têm mostrado que as mulheres não são de forma alguma inferiores aos homens quando se trata de raiva . Existe apenas uma diferença na forma em que é expressa.Os homens tendem a ser impulsivos quando estão com raiva e também podem falar alto ao fazer isso. As mulheres, por outro lado, tendem a ser calmas, evitando o contato com alguém de quem estão com raiva.
  • Raiva é o mesmo que agressãoClaro, existem algumas pessoas que agem agressivamente quando ficam com raiva. No entanto, isso não se deve à emoção em si, mas ao manejo incorreto dela.Equacionar agressão com raiva é simplesmente errado . Nem toda raiva se transforma em surtos de violência ou ameaças.

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