Como manter a resiliência no trabalho

Você gostaria de lidar melhor com as crises e ver os desafios do trabalho como oportunidades? Então, pode ser útil treinar sua resiliência. Com nossas dicas e exercícios você pode descobrir sua força interior.

O QUE É RESILIÊNCIA?

Resiliência descreve a capacidade de uma pessoa de se adaptar a circunstâncias externas, como estresse ou conflito . É um tipo de competência de crise . O termo é derivado do verbo latino “resilire”, que significa algo como “pular para trás” ou “saltar”.

Isso se refere a uma propriedade que você fortemente faz de fatores externos negativos . Ele permite que você domine melhor as crises, enfrente fardos especiais e lide com suas emoções com calma.

Resiliência é um tipo de sistema imunológico mental que nos ajuda a superar situações problemáticas ou até mesmo a sair mais fortes delas.

No entanto, o termo não é usado apenas em psicologia, mas também em física: uma substância dita resiliente pode ser deformada sob forte pressão , mas retorna à sua forma original após a exposição.

POR QUE A RESILIÊNCIA É IMPORTANTE NO SEU TRABALHO?

Existem vários motivos pelos quais a resiliência está se tornando cada vez mais importante no local de trabalho. Resumindo, ajuda você a lidar com problemas ou desafios com flexibilidade e calma. Em detalhes, isso significa:

  • Lidando com a mudança: O mundo moderno do trabalho está mudando rapidamente. Novo trabalho ou o mundo do trabalho 4.0 são as palavras-chave aqui. Quem é resiliente não é perturbado tão rapidamente pelas mudanças na vida profissional e permanece calmo mesmo em tempos difíceis.
  • Comportamento estressante: aqueles que são resilientes podem lidar melhor com o estresse. Podemos rapidamente ficar sem cabeça, especialmente em situações estressantes. A resiliência nos traz mais estabilidade em tal situação e nos orienta, mesmo quando as coisas ficam agitadas e nos deparamos com uma montanha de trabalho.
  • Mais relaxamento na vida privada: com uma forte resiliência, é mais fácil desligar e, assim, proteger sua vida privada do trabalho. Isso pode ser cada vez mais difícil, especialmente em tempos de integração entre a vida profissional e a vida pessoal . Aqueles que praticam a resiliência podem contribuir para um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

AUTO-TESTE: QUÃO RESILIENTE EU SOU?

Com nosso autoteste, você pode descobrir o quão forte é sua resiliência. Uma dica: para obter resultados significativos que realmente o ajudem, é importante que você responda às perguntas de forma honesta e espontânea possível. Em outras palavras, não escolha a resposta que você acha que é particularmente boa, mas sim aquela que realmente corresponde ao seu comportamento .

COMO A RESILIÊNCIA É EXPRESSA?

De acordo com a American Psychological Association (APA), há uma série de fatores que testemunham e podem promover resiliência. O seguinte se aplica a todos os seguintes pontos: Mesmo que não sejam necessariamente dados desde o início, você pode aumentá-los gradualmente e, assim, garantir mais resiliência em sua vida profissional e privada.

Um ambiente saudável e confiável

De acordo com a APA, o fator mais poderoso na resiliência é um ambiente confiável e de suporte dentro e fora da família. Relacionamentos caracterizados por interação amorosa e confiança oferecem confiança e estabilidade . Não importa o que aconteça, você sempre forma a base que permanecerá no lugar se tudo mais der errado. Esse ambiente é um pré-requisito ideal para a resiliência de uma pessoa.

Auto confiança

Estar ciente de seus próprios pontos fortes e fracos é um fator decisivo para expressar sua própria resiliência da forma mais forte possível. O conhecimento das próprias habilidadesgarante que você ainda não possa confiar muito em si mesmo, mas sabemos exatamente onde você está. Esta é uma base importante para permanecer confiante em situações de crise ou estressantes .

Avaliações realistas

Aqueles que conhecem suas próprias habilidades são capazes de planejar de forma realista e realmente executar as etapas individuais conforme foram determinadas. Pessoas resilientes, portanto, não esperam muito ou muito pouco de si mesmas, mas podem avaliar com muita precisão quanto desempenhopodem alcançar sem atingir seus limites. Isso também significa que eles não estabelecem padrões de desempenho irrealistas . Outra vantagem: Pessoas resilientes não restringem suas próprias habilidades e são capazes de aproveitar melhor as oportunidades .

Uma abordagem orientada para a solução

Pessoas resilientes também se caracterizam pelo fato de abordarem os problemas de uma maneira particularmente orientada para a solução . Por causa de sua personalidade estável e força interior, eles podem se concentrar nos problemas em vez de ficar zangados com eles ou desistir . Sua visão realista e sua autoavaliação saudável significam que eles não estão em seu próprio caminho com suas próprias emoções, mas podem se concentrar na situação em questão.

Impulsos

Finalmente, as pessoas resilientes também são capazes de lidar com confiança com conflitos e situações estressantes porque são capazes de controlar seus impulsos e não simplesmente deixar suas emoções correrem livremente . Em vez disso, mantêm a calma e não se permitem ser incomodados, ou o menos possível, mesmo em situações difíceis.

COMO POSSO FORTALECER MINHA RESILIÊNCIA EM MEU TRABALHO?

As bases para a resiliência geralmente são lançadas na infância. No entanto, a resiliência não é uma qualidade fixa , mas um processo de aprendizagem . Isso significa: mesmo que suas condições não sejam ideais, você ainda pode adquirir resiliência. Os exercícios a seguir mostrarão como você pode fortalecer sua resiliência.

Importante: Basicamente, a resiliência é uma qualidade importante que o ajuda a lidar melhor com o estresse. Mas isso não significa que você tenha que suportar tudo. Os exercícios a seguir devem ajudá-lo a lidar melhor com os problemas diários. O assédio moral no trabalho ou o esgotamento contrastam com problemas graves para os quais se deve procurar ajuda profissional.

Dica de resiliência nº 1: pratique a atenção plena

Para fortalecer sua resiliência, a atenção plena é um primeiro passo importante. Porque a atenção plena ajuda você a lidar de forma sustentável com os desafios do mundo do trabalho, levando-se conscientemente a sério e levando-se a sério. Os métodos a seguir podem ajudá-lo a estar mais consciente de si mesmo.

Exercícios de respiração

Independentemente de ser raiva ou excitação: quando sentimos uma inquietação interior, nossa respiração também muda frequentemente. Nossa vida emocional interior garante que nosso corpo fique desequilibrado e isso geralmente é perceptível em nossa voz e respiração . Mas, assim como nossos sentimentos podem afetar nossa respiração, também existe a possibilidade de alcançar mais calma e serenidade interiores por meio da respiração controlada.

RAIN-Methode

Este método ajuda você a superar padrões de comportamento e automatismos, controlando conscientemente seus sentimentos. É assim que você consegue manter o controle sobre suas emoções, mesmo em situações perturbadoras. As quatro etapas a seguir irão ajudá-lo:

  • R – Reconhecer

Nesta etapa, a primeira coisa é se dar conta de que algo está errado e parar. O problema dos automatismos é que eles acontecem inconscientemente, o que os torna particularmente difíceis de superar. Parar por um momento assim que perceber que algo está aborrecido ou perturbando você é o primeiro passo crucial para mudar seu comportamento e se tornar mais resiliente.

  • A – Reconhecer

Nesta etapa, você deve permitir e reconhecer o que percebeu. Você não deve suprimir ou apenas aceitar. Por outro lado, tente captar verbalmente o mais precisamente possível o que está acontecendo em você.

  • I – Investigar (“investigar”)

Esta etapa é para descobrir como o que você percebeu se faz sentir. É importante aqui que você não se julgue pelos seus sentimentos, mas sim tente entender como esses sentimentos afetam sua mente e seu corpo. Você está se censurando internamente? Você está resignado ou está prestes a gritar? Seu coração está batendo mais rápido do que o normal? Seus músculos estão tensos? Observe a si mesmo e tente compreender o que está acontecendo em você.

  • N – Não Identificação (“Não Identificação”)

Este é basicamente um processo de reinterpretação. Isso significa: trata-se de aceitar que seus sentimentos ou reações físicas não pertencem apenas a você, mas que eles vêm e vão novamente, para que você seja capaz de se desligar deles. Enquanto “estou sempre preocupado” atribui uma identidade a você, a frase “percebo a preocupação dentro de mim” expressa o entendimento de que são condições temporárias que também passam novamente.

Dica de resiliência nº 2: pratique a autoeficácia

Você pode fortalecer sua resiliência não apenas por meio de exercícios de atenção plena, mas também moldando ativamente sua vida e ações. Com relação à resiliência no trabalho, as posturas de poder e uma autoavaliação realista podem contribuir para um alto nível de autoeficácia.

Poses de poder

Você não pode apenas fortalecer sua resiliência trabalhando em si mesmo. Porque as chamadas “posturas de poder” podem causar uma mudança em sua mentalidade por meio de sua percepção física . O conceito das Power Poses é baseado nos resultados do estudo da cientista social Amy Cuddy , que leciona na Harvard Business School e explica os resultados de suas pesquisas para a Time Magazine .

Como parte de seu estudo, ela descobriu que nossos níveis de testosterona aumentam quando tomamos certas posições com nosso corpo. Esse aumento pode garantir que possamos nos adaptar melhor e nos tornar mais resilientes em situações particularmente estressantes ou exigentes .

Fortaleça a autoconfiança e uma autoavaliação realista

Uma autoavaliação realista distingue pessoas resilientes em particular. Porque significam que você pode classificar melhor asi mesmo e suas capacidades em seu trabalho . Você tem várias opções para atingir esse objetivo:

  • Esteja ciente de seus próprios pontos fortes e fracos: pense cuidadosamente sobre o que você é particularmente bom em seu trabalho e o que é menos. Sendo honesto sobre quais são seus pontos fortes e fracos, você pode identificar exatamente quais tipos de tarefas aumentam o risco de turbulência interna e onde ele é baixo. Assim que souber disso, você poderá usar esse conhecimento em seu trabalho diário, abordando tarefas relevantes com mais atenção e consciência.
  • Questionando crenças e suposições subjetivas: Semelhante ao desenvolvimento da resiliência, as experiências em nossa infância e juventude freqüentemente determinam nossas suposições e atitudes. Para ter certeza de que não há suposições que o colocam sob pressão e o atrapalham, é importante que você entenda o que é importante para você e por quê. Deste modo, pode ter a certeza de que não implementa simplesmente as ideias de desempenho e sucesso de outras pessoas na sua vida profissional, mas que molda a sua vida profissional de forma consciente, independente e activa.

Dica de resiliência nº 3: otimismo como atitude básica

Para que possamos nos concentrar em nosso trabalho e nossos próprios sentimentos não atrapalhem, é útil construir uma atitude otimista e afirmativa. Você pode trabalhar ativamente nisso com as duas abordagens a seguir.

  • Atuar de maneira orientada para a solução: Atuar de maneira orientada para a solução nem sempre é fácil. Especialmente quando um colega nos irrita ou nosso próprio supervisor nos coloca sob pressão. No entanto, aplica-se o seguinte: Tente tornar sua interação com outras pessoas o mais eficaz possível. Você pode fazer isso distanciando-se da raiva que sente de seu chefe e tentando enfrentar os problemas existentes de maneira objetiva, a fim de encontrar uma solução eficaz que ajude todos os afetados.
  • Crie relações de trabalho positivas com comunicação construtiva: conforme explicado no início, um ambiente saudável e de apoio incentiva as crianças e os jovens a desenvolver sua resiliência. Isso também pode ser transferido para o trabalho: porque aqueles que se mudam em um ambiente de trabalho benevolente e solidário podem se tornar muito mais resilientes do que alguém que desconfia de seu ambiente. A melhor maneira de criar esse ambiente de trabalho é começar tratando seus colegas de trabalho como você gostaria que eles tratassem. Depois de criada essa base de confiança, sua própria resiliência, por sua vez, se beneficiará dela.

MOLDAR ATIVAMENTE SUA VIDA PROFISSIONAL

Ao trabalhar em sua resiliência, você pode moldar sua vida profissional de forma ativa e independente . Os artigos a seguir podem fornecer informações adicionais:

  • Ainda não está funcionando perfeitamente com resiliência após o trabalho? Em seguida, nosso artigo “Desligar corretamente após o trabalho ” lhe dará dicas e truques úteis para relaxar após o trabalho.
  • Se você deseja redesenhar seu ambiente de trabalho , o especialista em gestão de mudanças Lars Böckmann explica como proceder da melhor maneira em nosso artigo ” Gestão de Mudanças: Processo , Métodos e Dicas “.
  • Em nosso artigo “ Estresse no trabalho ”, a especialista Carola Kleinschmidt explica o que você pode fazer como funcionário quando está estressado no trabalho .

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