Como manter uma liderança consciente

Os e-mails chegam regularmente à sua caixa de correio, o seu telemóvel acende-se constantemente, os funcionários precisam de algo seu e, ao mesmo tempo, deve desempenhar? Se você conhece muito bem situações estressantes como essas, não deve tentar acelerar o seu trabalho, mas, em vez disso, parar e ficar totalmente presente no momento presente.

Essa atenção o ajudará a se tornar um líder melhor. Mas o que exatamente é atenção plena, o que caracteriza um líder consciente, quais são as vantagens e desvantagens do conceito de liderança consciente e como você mesmo se torna um líder consciente?

O que significa liderança consciente?

Liderança consciente é um traço especial de liderança para autocontrole e autoconsciência por meio da prática da atenção plena.

Por que a liderança consciente é importante para você como gerente?

Hoje vivemos em uma época de mudanças rápidas, em que abordagens anteriores estão cada vez mais perdendo importância e seus funcionários têm expectativas maiores em relação a você. A carga de trabalho também cresceu enormemente. Mindfulness ajuda você a enfrentar os desafios deste mundo – com calma e ao mesmo tempo focado nas tarefas realmente importantes.

Como o Mindful Leadership beneficia sua empresa?

Uma empresa e seus funcionários se beneficiam da liderança consciente de várias maneiras. Os funcionários ficam mais motivados para trabalhar e os dias de ausência por licença médica são reduzidos. Graças a uma cultura corporativa consciente, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional também é otimizado e a produtividade aumentada. Além disso, a identificação com a própria empresa é maior.

Onde estão os limites da orientação consciente?

A prática de mindfulness na empresa não deve ir tão longe a ponto de você, como gerente consciente, evitar conflitos ou desafios. Além disso, você deve continuar a comunicar claramente aos seus funcionários as expectativas que tem deles e, se necessário, discipliná-los. Por último, mas não menos importante, você precisa estar ciente de que não pode forçar ninguém a participar dos exercícios de atenção plena.

POR QUE OS LÍDERES MODERNOS PRECISAM DE HABILIDADES DE LIDERANÇA CONSCIENTES?

Seja a digitalização, a mídia social ou a mudança para uma sociedade do conhecimento: hoje vivemos em um mundo acelerado e global em que os processos e estratégias anteriores estão perdendo importância da noite para o dia e as expectativas dos funcionários em relação a seus superiores mudaram. Além disso, cada vez mais os próprios executivos sentem que, devido à crescente carga de trabalho nos últimos anos e décadas, precisam de um estilo de gestão diferente para continuar a trabalhar de forma eficiente e proteger sua saúde mental.

De acordo com o Radar de Liderança 2019 da Fundação Bertelsmann , um terço dos executivos na Alemanha se sente estressado e inseguro . Além disso, existem os desafios impostos pela pandemia corona, que estão acelerando a transformação digital e exigindo que os gerentes sejam líderes remotos .

Como você, como gerente, só pode mudar o ambiente estressante de forma limitada, você deve se adaptar às condições desse mundo VUCA . Isso também inclui saber o que os funcionários desejam hoje:

  • trabalho independente
  • Cooperação apreciativa e comunicação ao nível dos olhos com o gerente
  • Flexibilidade na organização do trabalho
  • um ambiente que promove a inovação

Para atender às expectativas dos funcionários, você precisa de novas habilidades, especialmente habilidades sociais, como empatia. Para você, como gerente, isso significa: Você deve expandir seu conjunto de habilidades . A liderança consciente é a abordagem certa aqui – liderança de acordo com as regras da atenção plena. Embora a atenção plena tenha sido agrupada com o esoterismo na década de 1990, hoje é uma qualidade de liderança relevante e cientificamente comprovada .

A pesquisa mostrou que a atenção plena e um estilo de liderança consciente podem diminuir o nível de estresse dos gerentes. Por meio da atenção plena você aprende em situações estressantes a manter a cabeça fria , a lidar melhor com seus funcionários e com você mesmo no foco essencial em seu trabalho . Ao fazer isso, você não esconde pensamentos e emoções negativas, mas dá total atenção à situação aqui e agora e só percebe tudo sem preconceitos. Como um observador neutro que olha com curiosidade para todas as percepções e não as avalia.

Mindfulness é uma importante qualidade de liderança.

Especialmente em tempos de crise e trabalho remoto Corona, os exercícios de mindfulness como a meditação podem ajudá-lo, focalizando suas tarefas e realizando-o com sucesso – principalmente quando equipes e departamentos cada vez mais no trabalho de home office e comunicação acontecem, bem como encontros na maioria virtuais. Porque exercícios regulares de atenção plena e meditação demonstraram mudar nosso cérebro . A amígdala, a parte do nosso cérebro que também serve como centro do medo, está encolhendo, enquanto o hipocampo, que é essencial para nossa memória e aprendizado e também desempenha um papel importante na regulação de nossas emoções, cresce.

Esse conjunto de habilidades, que foi ampliado e aprimorado por meio do mindfulness, permite que você desenvolva todo o seu potencial e, como líder digital , atinja os objetivos que traçou de forma mais rápida e tranquila com sua equipe.

O QUE É ATENÇÃO PLENA?

Mas o que o conceito popular de atenção plena realmente significa? A ideia de atenção plena vem originalmente do budismo . De acordo com o professor de medicina dos EUA e fundador da Mindfulness-Based-Stress-Reduction Dr. John Kabat-Zinn considera a atenção plena uma forma específica de atenção

  • refere-se ao momento presente ,
  • intencional (significa: você se concentra conscientemente no momento presente) e
  • não é crítico .

Não fazer julgamentos significa: simplesmente aceite a situação atual e seu estado atual como é – tanto mentalmente quanto com seu corpo. Perceba “o que está lá” com precisão e imparcialidade. Podem ser impressões sensoriais, pensamentos, sentimentos, processos físicos, bem como tudo o que acontece ao seu redor no trabalho.

Importante: não coloque nenhuma dessas percepções nas gavetas “boas” ou “ruins”. Isso o arrasta – como um piloto automático – para as reações habituais . Sem gavetas de julgamento, você passa a se conhecer cada vez melhor como pessoa e como gerente atento. Você começa a dissolver antigos padrões de pensamento e aumenta sua autoconfiança à medida que começa a se distanciar das distrações e do estresse do lado de fora e a agir em conexão com seus próprios valores internos.

A pausa também cria a base para decisões conscientes e comportamento apropriado , pois você reconhecerá que existe uma janela de tempo entre o estímulo e a reação na qual você pode agir livre de automatismos. Quando você está completamente no presente, está livre das pressões do passado e das preocupações com o futuro . Isso dá ao corpo e à mente a oportunidade de se regenerar. Como líder – mesmo em situações de crise – você pode praticar a liderança consciente e agir com prudência em todos os momentos. 

Embora essa observação sem valor e aceitação do presente possam ser difíceis para você no início, com o uso regular, você pode aprender essa técnica e se beneficiar dela tanto profissionalmente quanto em particular.

O QUE DISTINGUE UM GERENTE CONSCIENTE?

A qualidade mais importante de um líder consciente é a autogestão . Porque somente se você conhece a si mesmo, seus valores, atitudes e motivos, e conscientemente influencia suas ações e emoções, você também está aberto para os outros e pode liderar outros. Mindfulness ajuda a interromper velhos hábitos e comportamentos que influenciam negativamente os eventos atuais e a tomar decisões conscientes em seu lugar, que são essenciais para um comportamento de liderança eficiente. OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER CONSCIENTE:

  • É caracterizado por um alto nível de habilidade técnica em liderança , gestão de equipes, conversação e tomada de decisões e convence com uma comunicação clara ao nível dos olhos.
  • tratamento respeitoso com os funcionários também é seu coração como uma gestão sustentável do meio ambiente e dos recursos.
  • Por meio da prática regular de atenção plena , um líder consciente garante sua saúde mental, física e emocional e é um bom modelo para sua equipe.

QUAIS EMPRESAS CONTAM COM A LIDERANÇA CONSCIENTE?

Mindfulness é a melhor medida para reduzir a sensação de sobrecarga e estresse em seus próprios funcionários. Com ofertas correspondentes, as empresas se dobram para que doenças físicas e mentais, incluindo esgotamentos antes . Mas não só isso: praticar a atenção plena no ambiente de trabalho também leva a soluções mais criativas, menos erros, maior satisfação e maiores lucros .

Assim como em outros tópicos, o Google foi um pioneiro no campo da atenção plena . Já em 2007, a empresa de internet lançou um programa de meditação chamado “Search inside yourself”, que se tornou um sucesso. Milhares de funcionários do Google já fizeram o curso. O grupo também publica os resultados positivos em relatórios regulares em seu site . A propósito: todas as empresas agora podem se beneficiar do know-how do Google em questões de atenção plena. Para o marketing do programa executivo baseado em mindfulness , o Instituto foi especialmente fundado o Instituto de Liderança Search Inside Yourself (SIYLI).

tendência da atenção plena já chegou à Alemanha há muito tempo . Empresas como SAP , Siemens, Merck ou RWE oferecem treinamento de mindfulness a seus funcionários e gerentes. O Banco Central Europeu e o Deutsche Bank também estão convencidos dos efeitos positivos dos cursos de meditação. E mesmo as pequenas e médias empresas oferecem cursos de mindfulness e treinamento para sua força de trabalho.

LIDERANÇA CONSCIENTE: QUAIS SÃO AS VANTAGENS, QUAIS SÃO OS LIMITES DA LIDERANÇA CONSCIENTE?

Por que você e seus funcionários deveriam se preocupar com o assunto da atenção plena? Mindfulness tem inúmeras vantagens para você como gerente, mas também para a empresa. 

A liderança consciente oferece inúmeras vantagens para as empresas.

Efeitos positivos do aumento da conscientização nas empresas

  • A motivação do funcionário aumenta à medida que eventos estressantes podem ser vistos objetivamente.
  • Uma cultura corporativa consciente reduz o número de dias ausentes devido a doenças.
  • Uma cultura corporativa consciente melhora o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional .
  • produtividade aumenta por meio de ações de fiscalização mais eficazes.
  • Os funcionários se identificam mais com a empresa e há menos oscilação .

Efeitos positivos do aumento da atenção para os gerentes

  • capacidade de concentração e criatividade aumentam à medida que as situações desafiadoras são percebidas novamente, graças à liderança consciente.
  • Mindfulness oferece estratégias sustentáveis ​​para lidar com o estresse no trabalho diário e reduz a própria sensação subjetiva de estresse.
  • percepção de si e dos outros melhora, o que significa que os próprios limites físicos e mentais de estresse e sinais de alerta entre os funcionários são reconhecidos mais cedo e melhor.
  • Habilidades de liderança, como inteligência emocional e habilidades rápidas de tomada de decisão , são treinadas e um estilo de liderança autoconfiante e autêntico é desenvolvido.
  • A capacidade de controlar melhor os próprios sentimentos é aumentada.
  • A atenção plena favorece a empatia, a perspectiva e suas próprias habilidades de comunicação e rede .

Limites da liderança consciente

De acordo com o coach executivo dos Estados Unidos, David Brendel, a liderança consciente não apenas ajuda a controlar o estresse ou a aumentar o desempenho de seus próprios funcionários – você sempre deve manter dois riscos em mente:

  • Prevenção de conflitos: A atenção plena praticada no trabalho não deve levar a problemas ou situações desafiadoras na vida profissional cotidiana e simplesmente aceitar o mau desempenho. Você também deve continuar a falar claramente com seus funcionários quando as expectativas ou objetivos não forem alcançados e repreender ou pedir demissão daqueles que se recusam a trabalhar. No entanto, a atenção plena o ajuda a reagir ao seu homólogo com mais empatia e compreensão e a compreender melhor seus erros.
  • Pressão dos colegas: Mindfulness não pode ser prescrita de cima. Isso significa que nenhum funcionário deve ser obrigado a participar de treinamentos de mindfulness na empresa. Isso contradiria a ideia da abordagem da atenção plena e faria exatamente o oposto do que você realmente deseja alcançar – ou seja, reduzir o nível de estresse no trabalho.

APRENDENDO A ATENÇÃO PLENA: 5 DICAS DE TREINAMENTO DE AURELIA HACK

“A consciência plena precisa ser aprendida”, diz Aurelia Hack – especialista em saúde, autora e treinadora de estresse. A seguir, ela contará alguns exercícios simples que você pode integrar facilmente ao seu trabalho diário para controlar o estresse, treinar sua atenção e dar-lhe uma noção do aqui e agora.

1. Perceba o que está ao seu redor com todos os seus sentidos

Você pode fazer este exercício várias vezes ao dia para praticar a atenção plena para os líderes. É melhor definir um lembrete de hora em hora. Silenciosamente ou em sua mente, nomeie cinco coisas que você vê, depois quatro coisas que você ouve, três coisas que você sente, duas coisas que você cheira e, finalmente, nomeie uma coisa que você prova. O exercício o ajudará a se concentrar melhor no presente e, finalmente, em seu trabalho.

2. Leve o seu tempo para não fazer nada

Se você vier para o escritório pela manhã ou apenas sair do horário de almoço, não se apresse para as tarefas de sua lista de tarefas pendentes. Primeiro, fique confortável em sua cadeira de escritório e pratique a ociosidade consciente. Se você descobrir que seus pensamentos não podem permanecer no momento presente, concentre sua atenção em sua respiração, por exemplo, contando suas respirações.

3. Seja grato

Aqueles que são capazes de mostrar gratidão e enfocar o lado positivo da vida provaram ser mais felizes, e pessoas felizes têm mais sucesso no trabalho. Além disso, emoções desagradáveis, como medo ou nervosismo, não podem coexistir com o sentimento de gratidão e, portanto, ficam em segundo plano. Portanto, pare e seja grato de vez em quando e encontre as experiências positivas todos os dias:

  • Antes de começar a trabalhar pela manhã, escreva por que você é grato. Podem ser coisas pequenas, como o bom café na mesa à sua frente, ou coisas grandes, como seus filhos. É importante, para não cair no automatismo, encontrar todos os dias coisas novas pelas quais lhe é grato.
  • Reserve um momento após o trabalho e concentre sua atenção nas coisas positivas do dia. O que você fez bem? Do que você pode se orgulhar? O que deu certo no geral?
  • À noite, escreva em uma espécie de diário o que você fez por um funcionário hoje e o que o deixou feliz.

4. Esteja ciente de sua respiração

Os exercícios de respiração também podem ser facilmente integrados ao trabalho diário. Inspirar e expirar conscientemente promove sua atenção plena e aumenta seu bem-estar físico. Além de um melhor suprimento de oxigênio, a respiração profunda reduz o estresse e a tensão. Os melhores atletas usam essa técnica para reiniciar seu corpo e mente como um computador em segundos. 

Antes de uma reunião importante, você também pode recuperar seu frescor mental e físico com uma única respiração atenta. Para isso, é importante inspirar e expirar profundamente no abdômen conscientemente, porque a respiração abdominal ativa nosso sistema nervoso parassimpático – a parte do sistema nervoso vegetativo que garante relaxamento e descanso.

5. Planeje períodos de descanso no trabalho diário

Planeje com consciência os períodos de descanso em sua agenda quando não ler e-mails, desligar o celular e também não atender ligações. Assim, você tem tempo para pensar e pensar no futuro na agitada vida cotidiana. Durante essas janelas de tempo, faça uma breve verificação em seu corpo e observe quais sensações físicas, pensamentos e emoções estão aparecendo. 

Se você fizer uma pausa mais longa, você também pode fazer uma varredura corporal completa, vagando seu corpo aos poucos na frente do olho da mente, começando com os pés, e sentindo brevemente em cada parte do corpo quais sensações (por exemplo, uma leve sensação sensação de formigamento ou tensão) Você pode apenas perceber conscientemente, sem avaliá-los.

Em geral, as meditações também podem ser um suporte importante para treinar sua atenção plena como líder . Vários aplicativos, como 7Mind ou Headspace, bem como um grande número de vídeos no YouTube oferecem uma grande variedade de meditações. Você não precisa bloquear grandes janelas de tempo para isso: ao meditar, a regularidade é mais importante do que o comprimento . 

Apenas cinco minutos por dia pode fazer uma diferença maior depois de alguns dias do que meditar por 30 minutos uma vez por semana. Além disso, você terá acesso mais fácil à meditação se começar com meditações mais curtas e aumentar gradualmente com o tempo. 

COM LIDERANÇA ATENTA AO LÍDER DO FUTURO

Gerenciar colaboradores com foco apenas em números não está mais atualizado em função dos desenvolvimentos de hoje, como novos trabalhos , agilidade e uma exigente Geração Y. A base para uma liderança moderna e consciente é a autogestão consciente . Para chegar mais perto do objetivo de ser um líder consciente, você precisa praticar, praticar e praticar novamente.

Invista pelo menos um quarto de hora de seu tempo todos os dias na prática da atenção plena para aprender como lidar com você e seus funcionários de maneira sensível e apreciativa.

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