Como se manter produtivo pela manhã

Comece o seu dia-a-dia motivado – a sua rotina matinal irá ajudá-lo. Daremos dicas sobre como encontrar e implementar sua rotina matinal perfeita. Você também pode descobrir por que uma rotina matinal não é boa apenas para você, mas também para sua carreira.

O QUE É UMA ROTINA MATINAL?

Pressione o botão de soneca três vezes, role para fora da cama e saia rapidamente do apartamento sem tomar café da manhã – esse cenário pode se tornar rotineiro pela manhã, mas não é necessariamente desejável. Em contraste com o despertar semelhante ao zumbi, você usa uma rotina matinal estruturada para definir um plano para os primeiros 60 a 90 minutos depois de se levantar . O objetivo deve ser aproveitar o tempo da manhã de forma eficaz e motivar- se para a jornada de trabalho .

Um estudo publicado em 2009 no Journal of Applied Social Psychology também mostra que vale a pena acordar um pouco mais cedo e usar o horário da manhã . De acordo com a publicação científica, as pessoas da manhã são mais pró-ativas e mais capazes de mudar uma situação a seu favor . Até o psicólogo social Ron Friedman defende uma rotina matinal bem planejada.

Ele estima que temos apenas cerca de três horas por dia para trabalhar de forma produtiva . Se passarmos as primeiras três horas do dia (de trabalho) apenas reagindo passivamente e, por exemplo, processando e-mails, cairemos em uma mentalidade reativa. É melhor usar o aumento de energia pela manhã para planejar ou pensar ativamente.ROTINA MATINAL DE OPRAH WINFREYS

A magnata da mídia Oprah Winfrey começa seu dia sem nenhum glamour: em primeiro lugar, os dentes são escovados e os cachorros são levados para passear. Em seguida, ela prepara um expresso e lê cinco cartas com citações inspiradoras. Depois de uma meditação de 20 minutos, Oprah faz um treino de uma hora.

Sua manhã mágica

Uma manhã tão maravilhosa quanto a de hoje – o palestrante motivacional americano Hal Elrod publicou seu livro best-seller “ Miracle Morning ” em 2012 . Desde então, o mais tardar, você tem conseguido encontrar um grande número de vídeos sobre a rotina matinal no YouTube, influenciadores compartilharam seu “Milagre Manhã” no Instagram e nós também escrevemos sobre a rotina matinal. Um fenômeno mundial e não sem razão. Porque as pessoas de sucesso juram por muito tempo por sua rotina matinal. 

Por exemplo, o autor Thomas C. Corley examinou o comportamento de 177 milionários self-made e descobriu que cerca de metade deles acorda três horas antes de começarem oficialmente a trabalhar. Mas você não precisa ter como objetivo se tornar um milionário para se beneficiar da rotina matinal. Porque, em geral , nosso trabalho cotidiano exige cada vez mais de nós . Em vez de fazer uma pausa, espera-se que os nativos digitais em particular estejam disponíveis em qualquer lugar – apesar ou talvez por causa do Novo Trabalho com modelos de horário de trabalho flexível . É aqui que Hal Elrod entra e nos oferece com a manhã mágica uma opção para garantir mais controle e liberdade em nossa vida diária (de trabalho)  .

Use os salva-vidas

Uma parte importante da “Manhã Milagrosa” de Hal Elrod são os chamados “SALVADORES DE VIDA” . Os salva-vidas consistem em seis rituais e hábitos :

  • S para Silêncio
  • A para afirmações (confirmações)
  • V para visualização (visualizações)
  • E para exercício
  • R para ler
  • S para rabiscar (escrever)

Você pode implementar os seis salva-vidas para si mesmo da seguinte forma:

  • Silêncio: Depois de acordar, sente-se em silêncio total por alguns minutos e observe sua respiração.
  • Afirmações: diga palavras positivas e afirmativas para si mesmo (por exemplo, um mantra). O objetivo das afirmações deve ser que as crenças positivas se tornem parte do seu pensamento por meio de sugestões repetidas.  
  • Visualização: Visualize seus objetivos e mentalmente execute todas as etapas planejadas para o dia.
  • Exercício: Faça um pequeno programa de exercícios .
  • Leitura: passe alguns minutos lendo algo. Idealmente, deve ser inspirador e ter um efeito de aprendizagem.
  • Escrevendo: por exemplo, crie uma lista de tarefas para o dia seguinte que contenha todas as tarefas importantes que você deseja fazer.

Se você está com pressa com sua manhã mágica, então pode implementar o “SALVADORES DE VIDA” nos primeiros seis minutos do seu dia. Hal Elrod explica como fazer isso aqui .

BENEFÍCIOS DE UMA ROTINA MATINAL

Medite durante os primeiros minutos do dia e depois diga palavras de reforço a si mesmo – soa como “você pode fazer isso, mas não precisa”. Mas a rotina matinal oferece algumas vantagens, não só para o seu bem-estar, mas também para as oportunidades de sua carreira:

  • Se você começar o dia com uma rotina que seja boa e divertida, você também vai melhorar sua atitude (em relação ao seu trabalho) . Em vez de se irritar com o toque do despertador, um café da manhã saudável, hora de meditar ou mais estudos o motivam a se levantar.
  • Usar o tempo da manhã para criar uma lista de tarefas ou para completar certas tarefas tornará o resto do seu dia mais organizado e estruturado.
  • Com uma rotina matinal que deixa tempo para um café da manhã tranquilo e exercícios, você pode estabelecer a base para hábitos saudáveis .
  • Quando nossa capacidade de concentração é prejudicada depois de um dia cheio de reuniões e e-mails, geralmente ainda é muito boa pela manhã. Use a madrugada para treinar ou planejar estrategicamente sua carreira .
  • Se você tem um plano fixo para sua rotina matinal, não perde mais tempo com decisões desnecessárias. Você pode investir melhor sua energia e não chega ao escritório exausto.

ROTINA MATINAL DE STEVE JOBS

A rotina matinal do falecido pioneiro do Vale do Silício Steve Jobs tinha uma parte integrante disso : olhar no espelho e se perguntar se ele faria o que planejou para o dia se fosse seu último dia no mundo. Se a resposta fosse não com muita frequência, Jobs sabia que precisava mudar alguma coisa.

COMO ENCONTRAR SUA ROTINA MATINAL PERFEITA

Guias de autoajuda como “Manhã Milagrosa” fornecem dicas gerais e planos para sua rotina matinal, mas é claro que você pode desviar deles. Antes de iniciar uma nova rotina, é importante que você defina seus objetivos.

Homem fazendo ioga na rotina matinal

Questões importantes

Antes de iniciar sua rotina matinal, você deve responder às seguintes perguntas:

  • O que eu quero mudar na minha rotina matinal atual?
  • Qual é o objetivo da minha nova rotina matinal?
  • O que preciso para implementar minha nova rotina matinal?
  • Qual é a duração da janela matinal que posso ou gostaria de ocupar?

Definir objetivo

Avance na sua carreira ou reduza o estresse – dependendo do objetivo que você está perseguindo, você pode ajustar sua rotina matinal de acordo. O método SMART também pode ajudá-lo a definir seus objetivos.

Talvez um dos cinco objetivos a seguir seja adequado para você.  

1. Fique em forma e ganhe energia para o dia

Se você tem se atormentado apaticamente para sair da cama e já está sem fôlego ao subir as escadas para o escritório, seu objetivo pode ser: ficar em forma .

Reserve 15 a 30 minutos de exercícios em sua rotina matinal – pode ser uma corrida ou um programa de ioga . Idealmente, você deve ter roupas esportivas, tênis, tapete de ioga e similares prontos na noite anterior. Em vez de investir em uma academia cara, você pode pesquisar no YouTube uma rotina de exercícios matinais. Foi aí que encontramos a rotina matinal de ioga de Mady Morrison:cid:frame-49BDC49B6E8ED0DD888ACBA578BC5F77@mhtml.blink

2. Seja mais criativo

Você gostaria de marcar pontos com mais criatividade em seu trabalho ? Em seguida, use sua rotina matinal para ficar ativo. Se você quiser ser mais criativo, não deve apenas se deixar borrifar ou consumir passivamente. É importante que você encontre maneiras de estimular seu pensamento criativo. Você pode fazer isso, por exemplo, com desenhos ou diários , nos quais você escreve seus pensamentos e sentimentos.

No vídeo a seguir, a operadora do blog Kreativsehen apresenta sua rotina matinal para mais criatividade: cid:frame-D990CCA4B072C84C527863AB3D49086D@mhtml.blink

3. Aumentar o equilíbrio entre trabalho e família 

A família sempre é insuficiente e o estresse diário dificilmente pode ser enfrentado com um trabalho? Então é hora de usar sua rotina matinal para melhorar o equilíbrio entre a família e o trabalho . Use sua manhã para planejar o tempo para tarefas importantes, sua família e tempo para você. Dedique alguns minutos para desligar sozinho , por exemplo, antes de acordar os filhos. No Lunamum, cinco mães trabalhadoras falam sobre sua rotina matinal , nem sempre perfeita .

4. Reduza o estresse e promova a atenção plena 

É estressante no trabalho e você fica calmo. Se esse cenário soar muito fantasioso, o objetivo de sua rotina matinal pode ser o alívio do estresse . Se você é muito suscetível ao estresse, é útil treinar sua atenção plena . Para sua rotina matinal, isso significa: fazer exercícios respiratórios, desfrutar do silêncio ou meditar.

5. Treinamento

Você também pode usar sua rotina matinal para desenvolver . Participe de webinars ou leia artigos técnicos importantes. A fórmula 90/90/1 do autor do livro Robin Sharma irá ajudá-lo a implementá-la . De acordo com a fórmula dele, você avançará na carreira se lidar apenas com projetos realmente importantes nos primeiros 90 minutos dos primeiros 90 dias da nova rotina matinal. Em nossa revista você encontrará dicas para o seu desenvolvimento profissional e uma visão geral dos treinamentos futuros em marketing online.

Marie Kondo, guru da limpeza, gosta de organização e de sua rotina matinal . Os japoneses levantam-se todos os dias às 6h30 e abrem primeiro a janela para respirar fundo. Em seguida, ela limpa a casa com incenso. Uma hora depois de acordar, Marie Kondo toma um café da manhã leve e ora com o marido por um bom dia.

DICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Você definiu o objetivo da sua rotina matinal? Então, tudo que você precisa fazer é implementar sua rotina. Mas é mais fácil falar do que fazer. Você deve considerar os seguintes pontos:

Tempo de criação

Duas horas da manhã para esportes e coisas do gênero – infelizmente você não conseguirá acumular horas extras para o dia. Mas o que ajuda: levantar mais cedo . Então você só ganha tempo pela manhã se for para a cama mais cedo. Mas o tempo sozinho não significa que você pode usá- lo com eficácia . O que vai te ajudar:

  • Definir smartphone para modo avião
  • Bloqueie o acesso às redes sociais pela manhã
  • Planeje roupas para a noite anterior
  • Planeje e prepare o café da manhã com antecedência 

Resumindo: desligue todas as fontes de interferência que possam distraí-lo e certifique-se de que as decisões importantes para a jornada de trabalho sejam tomadas no dia anterior.

Crie um plano

Você só pode estabelecer uma rotina matinal bem-sucedida se tiver um plano preciso . Irá ajudá-lo se mantiver a rotina matinal o mais simples possível .

Aspectos importantes são:

  • Levante-se: ajuste sempre o despertador para a mesma hora e treine para fazer sem o botão de soneca. Levantar também pode ser facilitado por aplicativos que o acordam de acordo com seu ciclo de sono.
  • Determine as etapas: determine o que deve ser feito assim que você se levantar: por exemplo, beba um copo d’água.
  • Planejamento de tempo : defina intervalos de tempo para suas tarefas, como esportes, meditação ou treinamento.
  • Fornecendo energia: Determine a hora do seu café da manhã e o que vai comer: O ideal é que você planeje seu café da manhã com antecedência para a semana.

Um exemplo de plano pode ser parecido com este:

  1.   6h: levante
  2.   Beba um copo d’água e se espreguice
  3.   Faça jogging por 30 minutos
  4.   Medite por 15 minutos
  5.   Escreva uma lista de tarefas de 15 minutos
  6.   Tomar café da manhã
  7.   Tome banho e comece o dia de trabalho

Procure a rotina matinal, amigo

Você não é uma brincadeira (você pode descobrir mais sobre como trabalhar de acordo com o biorritmo em nossa revista) e tem dificuldade para sair da cama pela manhã? Em seguida, encontre um amigo de rotina matinal . Juntos, vocês podem se motivar para começar o dia de maneira produtiva. Seu amigo é especialmente importante nos primeiros dias da nova rotina matinal, pois leva algumas semanas para que novos hábitos se estabeleçam. Mas mesmo se você pular da cama por reflexo às 6 da manhã, um parceiro pode ajudá-lo a se manter motivado e continuar sua rotina matinal. Se achar mais fácil fazer um programa de esportes ou tarefas criativas à noite, você pode transformar sua rotina matinal em uma rotina noturna. É importante apenas que você conscientemente reserve um tempo para si mesmo todos os dias.

COMECE SUA ROTINA MATINAL PERFEITA AGORA!

Você está motivado para iniciar sua própria rotina matinal? Então não deixe isso para a manhã do bom dia. Com nossas dicas de exercícios na mesa você também vai entrar em forma no escritório . Se a queda no desempenho ameaçar, nossas idéias para estimulantes naturais ajudam .

Talvez você aproveite a manhã produtiva para procurar novas opções de carreira e empregos. Você pode encontrar ofertas adequadas em nossa bolsa de empregos e em nossa revista , conhecer estratégias para seu planejamento estratégico de carreira .

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