Essas dicas melhoram a concentração no trabalho

Concentração é sinônimo de eficiência. Porém, acontece com as solicitações permanentes: telefonemas, e-mails que nossa atenção se volta para o meio ambiente e que nos tornamos incapazes de concentração. 

No entanto, o nível de atenção permanece fundamental no desempenho de suas várias tarefas diárias. Permanecer focado no mesmo tópico por muito tempo pode, entretanto, ser complicado. Vários fatores podem estar na origem da desconcentração. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a melhorar seu foco.

Faça pausas

Ficar focado na mesma tarefa nem sempre é fácil, especialmente se for um trabalho complexo. Por que não fazer uma pausa? Também é recomendável fazer um a cada trinta minutos, pois a concentração não dura mais do que quarenta e cinco minutos, como regra geral. Obrigar-se a manter sua atenção excessivamente pode rapidamente se tornar contraproducente. 

Então relaxe! Depois de ter relaxado bem, você poderá retomar, com calma, suas ocupações. Observe, entretanto, que a duração média da concentração varia de pessoa para pessoa. Você é a única pessoa que pode estimar melhor seu tempo e período de concentração. O principal é reconhecer quando chega ao fim e saber parar.

Crie condições favoráveis ​​para concentração

As condições em que você se encontra ocupam um papel central em sua busca de concentração . Quanto mais em uma situação favorável você se encontrar, melhor será sua concentração. Não hesite em isolar-se num quarto onde a paz e a tranquilidade reinem, se necessário. 

Você precisa eliminar todas as fontes que podem entrar em seu caminho. Diga adeus à poluição sonora ao seu redor, como as notificações do telefone. Crie uma bolha favorável aos negócios que o proteja de possíveis interrupções!

Estabeleça prioridades

Ficar focado o dia inteiro é impossível, até para você! Fazer uma lista de prioridades em suas diferentes tarefas continua sendo a melhor solução para se manter eficiente nas tarefas que requerem sua atenção total. Esta é a primeira coisa que você precisa fazer ao chegar ao escritório. Escolha o que você pode procrastinar e se organizar, diferenciando o importante do urgente para ser 100% quando você precisa.

Mantenha o equipamento necessário à mão

Quando você está focado em uma tarefa, ter todo o equipamento necessário por perto facilitará muito seu andamento. Você não apenas permanecerá mais eficiente no que faz, mas, além disso, esse método ajuda a evitar a devolução. Imagine ter que parar a cada cinco minutos para pegar uma ferramenta específica, que não está à mão. O que perder muito tempo! Antes de começar qualquer coisa, sempre verifique o equipamento de que vai precisar e mantenha-o à mão. Você não terá mais desculpas para se distrair desnecessariamente.

Divida seu trabalho em várias sequências

Uma tarefa pesada requer grande concentração. Quanto mais longo e consistente for o trabalho, menos motivação você encontrará para começar e segui-lo. Para simplificar o problema, por que não dividi-lo em várias partes? Assim, você terá a impressão de realizar muitas atividades pequenas. 

Além disso, sua concentração é muito mais eficaz em um pequeno volume de trabalho, assim como a motivação. Não hesite em fazer pausas entre cada jogo. No final, você estará fazendo a mesma quantidade de trabalho sem perceber.

Descanse para evitar fadiga

Como você já sabe, a fadiga afeta seu nível de concentração. Você não pode ser totalmente eficaz se a sua sonolência estiver em todos os seus pensamentos! A cura ? Cuide do seu sono! Às vezes, pode até ser útil tirar uma soneca antes de pegar o telefone. 

A duração ? Vinte minutos são mais do que suficientes para ficar fresco por várias horas. Durante esse tempo, seu cérebro será capaz de se regenerar e seu corpo se recuperará da falta de sono . É hora da sesta!

Não se distraia com outros pensamentos

O pior inimigo da concentração geralmente acaba sendo você mesmo! Não deixe outros pensamentos interferirem com aqueles relacionados às suas tarefas atuais! Caso contrário, você rapidamente se distrairá. Para evitar esse tipo de situação, sinta-se à vontade para usar técnicas de respiração, relaxamento ou meditação para ajudá-lo. Mantenha toda a sua atenção em fazer o trabalho bem feito. Fique no controle e permaneça imperturbável. Torne-se mestre de si mesmo!

Promova o contexto que melhor se adapta

Cada um de nós é único. O mesmo vale para as técnicas de concentração, que permanecem específicas para cada pessoa. Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, enquanto outras são mais produtivas à tarde. Você é, na verdade, a única pessoa que sabe qual é a melhor hora do dia para se manter concentrado. Portanto, dê preferência a este período para tarefas que requerem sua maior atenção! Da mesma forma, o silêncio ajuda na concentração, mas para outros, a música pode tornar isso mais fácil. Basta identificar as técnicas que o ajudam a ficar alerta e usá-las!

10 dicas para aumentar sua concentração

Em nosso ambiente de trabalho moderno, às vezes é difícil para nós nos concentrarmos. Uma afluência de pedidos através da nossa caixa de correio, alertas incessantes dos nossos dispositivos ligados, interrupções de colegas com quem trabalhamos em equipa ou em processos transversais, tudo nos convida à distração. 

Quando não são nossos diabinhos internos que nos fazem tremer, aproveitando nossa falta de treinamento para nos mantermos focados por várias dezenas de minutos seguidos. Aqui estão 10 boas práticas para recuperar nossa concentração ou desenvolvê-la.

1. Dê a si mesmo um objetivo concreto

Parte da razão pela qual nos distraímos com tanta facilidade é que nosso cérebro não sabe exatamente para onde está indo. Avançar no projeto de redesenho dos processos de negócios não oferece um suporte tangível para direcionar nossas ações. Ao contrário, analisar as disfunções e perda de eficiência dos processos de negócios é um objetivo mais concreto. Mas isso ainda não é suficiente. Qual é o resultado final? Um documento de dez páginas? Uma lista de causas de mau funcionamento ou perda de eficiência? Um mapa mental com diferentes casos? Cabe a nós escolher, desde que nosso cérebro possa fazer uma representação pictórica disso.

Essa imagem mental atua como um ímã para nosso cérebro. Como ele não diferencia entre fato e ficção, ele imagina que o objetivo é atingível. Melhor ainda, ele sabe que o objetivo é alcançável. A partir de então, ele faz tudo ao seu alcance para conseguir isso e afasta todas as distrações que poderiam impedi-lo de fazer isso.

Com a condição, porém, de que o objetivo seja realista, caso contrário, ele corre o risco de desanimar ao longo do caminho. Daí a importância de calibrar nossos objetivos concretos para que sejam atingíveis em uma seqüência de trabalho de aproximadamente uma hora e meia. Mesmo que isso signifique dividi-los em sub-objetivos menores, cada um com uma entrega concreta, mesmo que essa entrega seja um mapa mental com ideias iniciais – além disso, muito útil para imbuir nosso cérebro com um assunto .

Alcançar nossos objetivos concretos aumenta nossa motivação para manter o foco. O orgulho, o prazer sentido age da mesma forma que qualquer sistema de recompensa para o nosso cérebro. Ele pede mais.

2. Faça uma coisa de cada vez

Nem é preciso dizer que lidar com vários arquivos ao mesmo tempo é contraproducente. Cada vez que vamos de um arquivo a outro, nosso cérebro deve mergulhar no contexto, lembrar o objetivo, encontrar os dados. Mesmo que seja muito rápido, nunca será tão rápido como se estivesse concentrado em um único arquivo que compreende o todo e para o qual pode, portanto, operar links mais facilmente.

Mas fazer uma coisa de cada vez vai ainda mais longe. Trata-se de solicitar ao nosso cérebro um tipo de função de cada vez. Em nosso exemplo acima, poderíamos dividir nosso trabalho em duas fases: coletar casos de disfunção e analisar suas causas . Vejamos outro exemplo muito comum: acabamos de escrever um e-mail delicado e estratégico. É mais eficaz relê-lo pela primeira vez focalizando a substância (sua estrutura lógica, sua clareza, a maneira como nossos interlocutores podem percebê-lo) do que fazer uma segunda releitura focalizando a grafia.

3. Trabalhe continuamente

No início dos anos 1950, o professor sueco Sune Carlson cronometrou a eficácia de vários gerentes por vários meses. Mediu assim a frequência de interrupção de uma sequência de trabalho – em média a cada 20 minutos, o que hoje nos faz sorrir! Mas, acima de tudo, ele conseguiu destacar o impacto negativo das interrupções no tempo necessário para concluir uma tarefa.

Na verdade, uma interrupção custa mais do que a duração da própria interrupção. Imagine: estamos concentrados em um arquivo quando um colega vem nos pedir dez minutos. “Ok, pensamos, 10 minutos não é nada …” Exceto que muitas vezes esses dez minutos se transformam em quinze ou vinte. No final da entrevista, aproveitamos esta interrupção para ir tomar um café … e encontrar alguns colegas. O tempo está passando. Em nosso retorno, abrimos nossa caixa de correio para descobrir se perdemos alguma informação crucial. Não, ufa. Mas vemos um e-mail urgente. 

Decidimos responder imediatamente, caso contrário, isso prejudicará nossa concentração. Quando finalmente voltarmos ao nosso caso, precisamos de um tempo de aquecimento mergulhar de volta no assunto e recuperar nossa produtividade ideal – se de fato a encontrarmos novamente, já que, nesse ínterim, pensamentos parasitas poluíram nossa concentração …

4. Isole-se de tensões externas

Depois do parágrafo anterior, esse truque parece óbvio. O verdadeiro desafio é conseguir isso. Algumas boas práticas dependem de nós, como colocar nosso telefone na secretária eletrônica, fechar nossa caixa de correio ou enviar mensagens instantâneas durante nossas sequências de concentração. O pequeno acréscimo que pode nos poupar a visita de um colega ansioso: coloque uma mensagem de ausência tranquilizadora, indicando quando estaremos novamente disponíveis.

Às vezes, temos que ser capazes de dizer “não” com gentileza e diplomacia. Ou pelo menos adie o momento da interrupção para um momento mais favorável para nós. Nesse sentido, a fórmula ”  sim, às 14h  ” é muito eficaz. Assegura ao nosso interlocutor a nossa disponibilidade durante o dia, ao mesmo tempo que protege a nossa concentração no momento.

Fones de ouvido com música que estimula nossos neurônios também podem nos isolar das conversas de nossos colegas e da tentação de participar delas.

Finalmente, se alguns de nossos colegas perturbam nossa concentração demais ou com muita frequência, permitamo-nos dizer a eles, falando-lhes de nossa necessidade. Nos escritórios de plano aberto, podemos também concordar sobre um ritmo comum de sequências de silêncio ou trocas, ou ainda, adotar os códigos do sinal de dupla face Concentrado  e Disponível .

5. Respeite sua cronobiologia

Freqüentemente, confundimos nossa eficiência cronobiológica com nossa eficiência social . Eficiência social é o que nos leva a trabalhar na hora do almoço com um sanduíche ou à noite, depois que a maioria dos nossos colegas já se foi. Finalmente, ficamos quietos! Finalmente, a caixa de correio e o telefone se acalmam!

No entanto, seríamos ainda mais eficientes se nos isolássemos das tensões externas durante nossos picos fisiológicos de eficiência. E principalmente durante o pico da manhã, aquele que garante que tenhamos ao mesmo tempo ideias claras, um excelente nível de criatividade e óptima concentração. No meio da tarde, recuperamos nossa capacidade analítica e nossa criatividade, mas nosso índice de concentração é muito inferior ao do pico da manhã. Em outras palavras, temos que planejar sequências de concentração mais curtas ali, especialmente se tivermos que trabalhar sozinhos.

Obviamente, uma boa qualidade de sono à noite ou um pequeno cochilo no início da tarde irão promover nossa concentração durante nossos picos de eficiência cronobiológica.


6. Aproveite as primeiras horas da manhã… sem e-mail!

Portanto, nos beneficiamos de um estado de graça que conduz à concentração pela manhã. Nossos cérebros estão frescos e em forma. Durante a noite, eliminou as toxinas produzidas no dia anterior. Ele está pronto para se concentrar no primeiro assunto que lhe daremos para tratar. Ao mesmo tempo, esse pico de eficiência não dura para sempre. 

Dura no máximo 2 ou 3 horas para as pessoas mais bem treinadas, mas na maioria das vezes não ultrapassa 1 hora e 30 minutos, quando não é menos.

É por isso que abrir nossa caixa de correio pela manhã é semelhante a um crime contra a concentração. Primeiro, porque encurta nossa sequência de concentração potencial em muito – levar 15 minutos para responder alguns e-mails equivale a cortar de 15 a 20% de nossa sequência de concentração! 

Mas acima de tudo porque a caixa de correio contém potencialmente motivos de preocupação, aborrecimento, raiva, medo, que poluirão nosso cérebro com toxinas e alterarão sua concentração.

Se os requisitos do nosso trabalho nos obrigam a dar uma olhada nos e-mails que chegam desde a noite anterior, vamos pelo menos adotar o reflexo de anotar nossas preocupações em um post-it ™ que encontraremos após nossa sequência de concentração, então continue com um ritual de inicialização.

7. Prepare seu cérebro no dia anterior

Uma ótima maneira de aumentar nosso foco matinal é ter nosso “ estojo  ” pronto  na noite anterior. O princípio nos leva de volta aos nossos anos escolares, quando preparávamos nossa mochila à noite para ir para a escola na hora certa na manhã seguinte.

Concretamente, trata-se de preparar nosso cérebro para trabalhar o assunto do dia seguinte por meio de uma série de pequenas ações realizadas em um curto espaço de tempo e com baixíssima carga mental. Uma missão ideal para terminar um dia agitado e cansativo com uma atividade de alto valor agregado facilmente alcançável! Essas ações são de três tipos:

  • organizar os itens de que precisaremos. Por exemplo, reúna arquivos úteis no mesmo diretório, salve e-mails essenciais (isso nos evitará de ter que abrir nossa caixa de correio amanhã!) Ou copie e cole informações úteis em um rascunho, prepare o layout de um documento, etc.
  • Libere espaço em nossa mesa, mantenha outros arquivos que possam nos distrair e fora de vista.
  • Finalmente, visualize (ou re-visualize) o objetivo concreto de nossa sequência de concentração para o dia seguinte.

O interesse do estojo é duplo. Por um lado, permite que nosso cérebro, casualmente, absorva o assunto. Durante a noite, ele fará conexões interessantes que nos tornarão ainda mais criativos. Pronto para ir já, vai ajudar-nos a resistir à tentação de consultar os nossos emails. 

Por outro lado, o estojo nos poupa de encurtar nossa bela sequência de trabalho matinal de dez para vinte minutos para realizar tarefas que certamente são essenciais, mas que não requerem habilidade analítica, criatividade ou concentração.

8. Faça um ritual inicial

Um ritual agrupa uma série de gestos que na maioria das vezes possuem virtudes espirituais. E isso é exatamente o que é. Para preparar nossa mente para ser eficiente e focar em nosso assunto. Tudo o que fizemos antes ajuda, é claro. Mas quando chega a hora de começar, podemos ficar tentados a procrastinar um pouco, a recuar mais alguns minutos para começar, sempre com o risco de abrir a caixa de Pandora dos nossos e-mails. Uma pena, quando você pensa sobre o valor de nossos picos de concentração.

O ritual permite condicionar nosso cérebro à maneira do cachorro de Pavlov: “quando esses gestos forem realizados, você começará”. Não importa quais gestos. Cabe a cada um encontrar o que mais lhe convém – desde que seja rápido no desempenho para não interferir na duração da sequência de concentração. Aqui estão alguns exemplos para se adaptar ao gosto de cada um!

  • Sirva-se de chá ou café. Assim que o copo é colocado na mesa, eu começo!
  • Faça uma massagem facial . Ideal para recuperar as energias pouco antes do pico da tarde.
  • Pratique a respiração abdominal, concentrando nossos pensamentos no ar que entra e sai de nossos pulmões.
  • Visualize como atingiremos nosso objetivo de sequência, etapas, estados intermediários de nosso trabalho.
  • O lançamento do cronômetro ou cronômetro do nosso smartphone para toda a sequência de concentração ou uma subsequência destinada à produção de um produto intermediário.

9. Desenvolva a duração de suas sequências de concentração

Nossa capacidade de concentração obedece a dois critérios: densidade de concentração, ou seja, nossa resistência à distração quando decidimos focar em um assunto, e o tempo máximo que podemos permanecer focados.

Vamos nos concentrar primeiro na duração. Com prática, podemos desenvolvê-lo. Tudo o que temos a fazer é medir nossa atual duração máxima de concentração e, em seguida, desafiar-nos a aumentá-la gradualmente, em incrementos de cinco ou dez minutos. Assim, uma capacidade de concentração de 20 minutos no início pode ser 25, depois 30, depois 40 ou 45 minutos. 

Milagre! dobramos nosso capital de concentração! E podemos continuar a fazer isso. A média é de cerca de uma hora e meia, e grandes empreendedores podem se concentrar por até duas horas ou mais.

10. Pratique focar sua atenção enquanto se diverte

Agora vamos aumentar nossa densidade de concentração, isto é, nossa habilidade de nos concentrar em uma coisa com exclusão de todas as outras. Atividades como ioga, sofrologia, atenção plena permitem um desenvolvimento considerável. No entanto, existem exercícios lúdicos que são facilmente acessíveis no dia a dia que também têm um impacto positivo em nossa capacidade de concentração.

  • contemplando um objeto por um minuto. Sua forma, sua textura, suas cores … Quando os pensamentos surgirem, deixe-os deslizar e voltar ao nosso objeto. Claro que podemos mudar de objeto todos os dias!
  • Concentrando-se em nossa respiração por 10 ciclos de inspiração-expiração. O princípio é o mesmo, deixamos os pensamentos parasitas voltarem para a nossa respiração, para o ar que circula.
  • Memorizando uma cena animada, por exemplo no ônibus ou no metrô: vamos observar as pessoas, os detalhes de seus rostos, suas roupas por um minuto. Em seguida, feche os olhos e tente reunir o máximo possível de elementos de memória. Vamos abrir nossos olhos e comparar nossas memórias com a realidade. Se este exercício for muito difícil, podemos fazê-lo primeiro em um ambiente inerte.

Você chegou ao final deste artigo sem interromper? Bem feito ! Você tem uma excelente taxa de concentração!

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